Too Girly

Moda, tendências, maquiagem e diversão!



Você toma café da manhã?

Escrito por:

Olá pessoal, Me chamo Raquel Fernandes sou nutricionista graduada pela UERJ e residente em nutrição clínica do HUPE/UERJ. 

Sou COMPLETAMENTE APAIXONADA pela minha profissão e uma vez por mês pretendo dar algumas dicas nutricionais para vocês…

E eu começo a minha trajetória aqui falando sobre algo super comum: O CAFÉ DA MANHÃ

Algumas pessoas tem o costume de acordar e não tomar o seu desjejum por diversos motivos. Alguns porque acordam já em cima da hora, outros porque acordam sem fome ou enjoados… Enfim, a lista de explicações sempre é bem comprida né.

Mas acontece que essa refeição faz uma falta tremenda para o nosso corpo, que já ficou horas (em média 8h) sem receber nenhum alimento. 

Ficar sem fazer teu café da manhã pode colaborar para o famoso efeito sanfona (conhece?), porque como você está em jejum teu corpo fica com o metabolismo ainda devagar e conforme vai passando o dia ele vai utilizando a massa muscular (que é super importante inclusive para emagrecer) e você também fica com o apetite todo desregulado… tendendo a comer mais no almoço. Além disso,você tem mais chances de ficar beliscando sem parar… e óbvio! quando estamos com fome o primeiro sinal que nosso corpo dá é o de comer algo com bastante gordura, com bastante açúcar… e tendemos a comer esses alimentos e ai a chance de engordar dobra.

cafe-da-manha-saudavel-300x184

Mas como fazer o café da manhã?

  • Prepare seu corpo no dia anterior

      Essa dica é principalmente para aqueles que acordam sem apetite nenhum… No dia anterior crie a rotina de evitar comer um jantar pesado e com muitos alimentos gordurosos. Que tal tentar jantar mais cedo e antes de dormir só fazer uma ceia leve com um copo de leite desnatado ou iogurte desnatado ou uma fruta, por exemplo. Outra dica interessante é de evitar comer cerca de 2 a 3 horas antes de dormir.

  • Entenda a importância dele

      Já comentei que ele é importante, mas entenda que o seu corpo a noite fica com o metabolismo mais lento, justamente para você conseguir dormir. Se você acorda de manhã e não come nada ou só toma um chá ou um café com adoçante teu metabolismo continua lento e você fica com aquela preguiça, sem energia para o trabalho.

http://www.papeldeparede.etc.br

  • Pegue sempre os alimentos mais saudáveis

      Essa dica serve para o dia todo… Procure optar por alimentos integrais, frutas, queijos lights. Caso prefira, deixe uma vitamina de frutas com aveia já pronta e beba ela!

  • Está com pressa? Então leve na bolsa!

       Para quem sai de casa com muita pressa, uma outra opção é deixar o desjejum embalado ou em um pote e levá-lo na bolsa para comer no caminho! Pode ser uma barra de cereal com um iogurte na própria garrafinha individual ou um sanduíche integral com um queijo magro com um suco de fruta natural em uma garrafinha. Sua imaginação e gosto que mandam! O mais importante é ser algo leve, mas ao ponto que te deixe com energia para o dia!

Então fica a dica aqui de que DESJEJUM é ESSENCIAL para a sua saúde… não só para emagrecer não, mas também para evitar aumentos de lipídios sanguíneos, picos de glicemias (vindas desses beliscos) e hipoglicemia. 

Nutricionista Raquel Fernandes – CRN4: 13100110

http://www.nut-on.blogspot.com.br

LEMBREM-SE: CONSULTEM SEMPRE UM NUTRICIONISTA! ELE VAI TE AJUDAR MUITO!