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“Semente, semente, semente, semente…”

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É inevitável não falar das sementes quando o papo é fitness né? Elas conquistaram a vida das pessoas e vem ganhando cada vez mais seguidores. A verdade é que as sementes, além de serem super saudáveis e dar um “tchã” a mais na comida, elas fazem muito bem para a nossa saúde. Como estamos com o Projeto Too Magra e estamos fazendo posts com esse assunto “saudável”, resolvi falar hoje das sementes. Vem comigo?

sementes

Linhaça: A linhaça é uma das sementes mais famosinhas e já até me conquistou! E essa daí é boa pra muita coisa, viu? Super conhecida por estimular o intestino e diminuir o apetite. A linhaça é rica em ômega 4 e 6, e gorduradas monoinsaturadas, que significa que a danada é poderosa para combater o mau colesterol e doenças do coração (calma gente, isso não cura pé na bunda não!). E se tu é #alokadatpm, ela também dá uma amenizada naqueles dias que você tá o demônio e ainda previne o câncer de mama. Mas como usar? Você pode usar de diversas formas, mas o ideal seria triturada, em cima de frutas/saladas ou bata em sucos/shakes.

Quinoa: A quinoa chegou de fininho e agora tá pegando de vez! Ela ajuda a fortalecer os músculos e os ossos, e ainda é considerada o “alimento perfeito” pela ONU. A quinoa é riquíssima em proteínas e vitaminas do complexo B, ou seja, pro pessoal da turma da maromba, ela é ótima como pós-treino porque constrói e ajuda a reparar o tecido muscular. E se você não toma ou não gosta de leite, a quinoa tem uma alta concentração de cálcio. Mas como usar? Você pode trocar o carboidrato pela quinoa (embora ainda não consiga essa tal proeza). Você pode usar a versão em flocos para empanar/assar outros alimentos.

Semente de abóbora: Se você é dessas que tem insônia e não consegue dormir, que tal investir na semente de abóbora? Graças à conversão do amonoácido tripofano em serotonina, as noites de bons sonhos estão garantidas. Além disso ela tem um poder antiinflamatório que reduz os níveis de cortisol no sangue, hormônio que a gente libera quando tá atacada (leia-se estressada), que é responsável por aumentar a taxa de gordura abdominal, ou seja, simbora secar a barriguinha amigues! Mas como usar? Um punhado das sementes torradas e pouco salgadas (é pouco mesmo hein? sal incha!) é o lanche ideal no escritório porque sacia e tem efeito calmante.

Chia: A chia é a chia, e essa daí é boa para emagrecer. Em contato com a água, a semente mexicana vira um gel que “incha” o estômago e dá a sensação de saciedade. Ela também ajuda no controle da glicemia, previne o diabetes e, por conta de sua ação antioxidante, ajuda no combate ao envelhecimento precoce. Mas como usar? Coloque 10 gramas de chia em meia xícara de água. A mistura vira um gel em meia hora. Tome uma colher de sopa 30 minutos antes das refeições. Outra dica é substituir a farinha de trigo pela farinha de chia ao usar o óleo de chia para temperar saladas.

E vocês? Usam sementes na sua rotina? Tem alguma dica a mais? Conta pra gente!